Quanto tempo será necessário?

Treinador chega na semifinal do Campeonato Gaúcho pressionado por bons resultados. FOTO: Lucas Uebel

A apresentação do Grêmio, nos últimos jogos está dando preocupação para o torcedor gremista. O desempenho no diante do São Raimundo é preocupante, onde quase levou o tricolor a uma eliminação, de forma precoce, para um clube sem divisão nacional. É óbvio que precisa ser levado em consideração o gramado, à distância e o calor, mas o nível técnico também precisa ser analisado.

Gustavo Quinteros fez leituras erradas para o compromisso, inseriu Aravena no time inicial ao lado de Cristian Oliveira, por exemplo. Isso gerou a lesão muscular do jovem atacante, o qual perde uma peça para a sequência do Gauchão. Vimos em campo um Grêmio que achava que venceria a qualquer momento e pouco produziu para isso. O meio de campo sem criatividade, com atletas muito abaixo do esperado, como Cristaldo e Cuellar, por exemplo. O repertório, muito elogiado nas primeiras partidas, não viajou e o time sofreu para levar o jogo para os pênaltis.

Uma linha defensiva com muitas erros, com Jemerson e Ely sendo os principais alvos da torcida, com erros de marcação e, principalmente, na criação de jogadas. Os dois, estão deixando cada vez mais claro que não tem condições técnicas de serem titulares com o modelo de jogo atual do clube.

O resultado foi o suficiente para a classificação, tendo em vista a boa atuação de Volpi. Dito isso, o torcedor deve desculpas ao goleiro, pois se não fosse ele, talvez, hoje, não tivesse avançado de fase. Entretanto, o ponto que me pega é a questão do tempo, onde o comandante, mais uma vez, pediu três ou quatro semanas para o elenco pegar o ritmo. Por outro lado, nas primeiras coletivas ele também tinha pedido este prazo para dar ritmo e os atletas pegarem as ideias do trabalho.

A pergunta que fica é: quando o Grêmio estará pronto? Até o momento, os três testes que o time teve, falhou. Perdeu para o Juventude, empatou o GreNal (sendo dominado em casa) e quase foi eliminado para o São Raimundo. Dentro do Campeonato Estadual, teve partidas que conseguimos analisar e elogiar o trabalho, porém contra adversários, de mesmo tamanho ou mais rodados, o tricolor sofreu. O trabalho de Quinteros até agora, é insuficiente. Não tem uma aprovação do torcedor e gera algumas dúvidas de qual Grêmio vamos ver em 2025. Está na hora de provar, será que vai ser no final de semana, onde encara o Juventude pela semifinal?