Ainda Estou Aqui, de Walter Saller, fez história ao receber três indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Fernanda Torres como Melhor Atriz.
É a primeira vez que um filme brasileiro foi indicado como melhor filme, a principal categoria do prêmio mais importante do cinema.
Este foi o segundo maior número de indicações recebidas por uma produção nacional.
A produção também tem outras duas indicações: Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres). O filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres é o primeiro longa original Globoplay.
O Oscar 2025 acontece em 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
Após cinco anos de ausência, o Brasil retornou à premiação mais importante do cinema mundial . Ao todo, o País já concorreu à estatueta em outras quinze ocasiões diferentes, seja com produções nacionais ou co-produções com outros países. A vitória, no entanto, nunca veio. É a primeira vez que o Brasil concorre na principal categoria do prêmio.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, foram cinco vezes: O pagador de promessas (na cerimônia de 1963), O Quatrilho (1996), O que é isso, companheiro? (1998), Central do Brasil (1999) e Ainda Estou Aqui (2025). O diretor Walter Salles é o cineasta brasileira com a maior quantidade de indicações ao prêmio, tendo sido o responsável pelas indicações de 1999 e 2025.
Indicadas ao Oscar de Melhor Atriz
- Fernanda Torres (“Ainda estou aqui”)
- Mikey Madison (“Anora”)
- Demi Moore (“A substância”)
- Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”)
- Cynthia Erivo (“Wicked”)