Em reunião na tarde do último domingo, 19, coordenada via Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre (Ceic-POA), o prefeito Sebastião Melo mobilizou as equipes para atendimento às possíveis ocorrências devido à previsão de temporal com ventos fortes nas próximas horas.
Conforme alerta emitido pela Defesa Civil Municipal, Porto Alegre pode registrar chuvas intensas, com acumulados de até 50 mm, e rajadas de vento próximas de 100 km/h. O período de maior atenção será a noite deste domingo e a madrugada de segunda-feira, 20, podendo se estender durante o dia.
“Diante da previsão de chuva intensa e ventos fortes, as ações preventivas que estamos adotando têm como objetivo reduzir riscos para a cidade e garantir uma resposta ágil e eficiente à população caso os prognósticos se confirmem” – Prefeito Sebastião Melo.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos intensificou o serviço de desobstrução e revisão das redes nas últimas semanas, com 31 caminhões de hidrojateamento atuando em toda a cidade. As casas de bombas prioritárias contam com 15 grupos geradores caso falte energia, e as equipes do Dmae e da Equatorial mantêm contato permanente.
A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), composta por órgãos governamentais e instituições parceiras, está mobilizada para garantir uma resposta rápida às demandas da população e atuar no restabelecimento da normalidade em áreas eventualmente atingidas.
Recomendações à população: evitar áreas alagadas; buscar abrigo em local seguro; manter-se longe de árvores, muros e postes em caso de temporal; evitar estruturas que possam ser derrubadas pelo vento.
Emergências – Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Edição: Cristiano Vieira