A prefeitura aplica inseticida em ruas do Morro Santana nesta quinta-feira, 16, a partir das 9h, tendo como ponto de encontro a avenida Manoel Elias, 2.485. A aplicação será feita em parte das ruas Antonio Giudice, Carlos Saturnino Roxo, Bíblia e João Dallegrave, entre as avenidas Protásio Alves e rua João Dallegrave. Com mau tempo a operação pode ser suspensa ou cancelada. O motivo é a confirmação de um caso de dengue nos primeiros dias do ano.
A intenção é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no local da ação, diminuindo o risco de transmissão do vírus através da picada de fêmeas do Aedes aegypti adultas que possam estar infectadas, após confirmação de casos de dengue na área da aplicação.
As nebulizações são feitas a partir de avaliação técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde DVS, que coordena o trabalho de campo, e têm o objetivo de interromper ou diminuir a transmissão viral. A Secretaria Municipal de Saúde não realiza atividades de “desinsetização” ou de controle de mosquitos na cidade.
Sintomas – Febre alta (maior de 38ºC), acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos são sinais compatíveis com a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Nesse caso, a recomendação é procurar atendimento o mais rapidamente possível, a partir do início dos sintomas, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde e acompanhamento do quadro clínico, visando o não agravamento da doença, especialmente após o final do quadro febril.
Edição: Cristiano Vieira