Imagens da mais bela modelo do universo, a lua

Imagens: Bate-Papo Astronômico

Para quem não sabe, a lua é 3,67 vezes menor do que a terra e ela está em média de 384.400 km de distância do nosso planeta, nós até conseguimos enxerga-la e fotografá-la. O melhor momento para tirar fotos da lua depende da fase dela e do horário do dia, mas em uma noite boa, com poucas nuvens, a visão da lua continua sendo limitada e as fotos normalmente ficam ”embranquecidas”, devido a grande distância e da forma de captação da imagem da câmera.

Mas graças ao Fabrício Colvero, idealizador do Bate-Papo Astronômico, conseguimos ter um belo registro deste satélite natural da terra que é a lua. Fabrício fez testes no seu telescópio na noite da última terça-feira, utilizando um telescópio próprio, montado por ele mesmo e batizado de ”Kree”, que significa Lua em idioma Selk’nam, dos povos indígenas da região sul da Patagônia e terra do fogo. A Lua (Kree) e o Sol (Kren) eram considerados deuses. Através do telescópio e com o seu celular, um Samsung S20FE, de 2021, Fabrício escolheu a modelo mais linda do planeta, aquela que todos admiram, a lua.

 

A nomenclatura correta do ato de fazer imagens de astros é astrofotografia. Existem diversas formas de se fazer a astrofotografia, a utilizada por Fabrício Colvero no vídeo é chamada de ”afocal”, que consite em apenas encostar a câmera ou celular na lente do telescópio.

Telescópio utilizado para captar as imagens da Lua: 

Imagem: Fabrício Colvero

Fala de Fabrício Colvero sobre o telescópio: ”O telescópio é do tipo Newtoniano, com abertura de 180mm. O projeto e a montagem dele é minha, feito em 2019, com espelhos confeccionados sob medida por Roberto Fornaciari, um tradicional fabricante de conjuntos óticos no Brasil. A maioria dos telescópios que fabriquei até hoje contavam com espelhos feitos por ele.O nome que batizei o equipamento é Kree, que significa Lua em idioma Selk’nam, dos povos indígenas da região sul da Patagônia e terra do fogo. A Lua (Kree) e o Sol (Kren) eram considerados deuses.”

Fabrício Colvero é um apaixonado por astronomia, já montou diversos telescópios, iniciou seu trabalho a mais de 25 anos e compartilha com todo mundo suas imagens, a ideia de Fabrício é mostrar a beleza do universo para aqueles que não tem condições de adquirir um telescópio. Nesses 25 anos de trabalho, Fabrício já participou e organizou diversos eventos de astronomia, além disso, existem telescópios criados por ele espalhado pelo Sul do país e pelo Brasil, além de incentivar as crianças a descobrirem o mundo da astronomia.

Ariane Jardim, Fabricio Colvero e Diogo Custodio (Bate-Papo Astronômico)

— Eu agradeço aos idealizadores do projeto pelas divulgações, como jornalista, fico imensamente feliz por ver um trabalho como do Fabrício e do Bate-Papo Astronômico (projeto idealizado por Fabrício Colvero, Ariane Jardim e Diogo Custodio), do qual mostram ao mundo um universo infinito de informações.

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem quiser ver mais imagens da lua, planetas e muito mais do que o universo nos proporciona, sigam @colvero @batepapoastronomico.

Marcello Guerra

Marcello Guerra

Sou um Santamariense apaixonado por comunicação, buscando espaço na grande capital. Colorado, pai e sonhador, não tenho medo de novos desafios, na verdade, sou movido por eles.