O Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1, na Arena, com gols de Cristaldo e Ruan (Contra); Luiz Gustavo descontou para os paulistas. O resultado, sozinho, não era suficiente para livrar o Grêmio matematicamente do rebaixamento, mas o gol de Ramiro, para empatar a partida entre Bragantino e Cruzeiro confirmou a permanência.
A equipe de Renato Portaluppi contou com o apoio de 39.414 torcedores para conquistar os três pontos. A partida foi tratada como decisão desde o começo.
Na chegada da delegação ao estádio, uma mudança no protocolo. Os jogadores desceram em meio aos torcedores.
O primeiro tempo foi de domínio gremista, mas a segunda etapa do São Paulo foi melhor. Na entrevista coletiva, o treinador afirmou que a pressão pelo momento vivido interfere, por isso o desempenho caiu.
Além disso, o treinador gremista elogia a temporada, volta a reafirmar a sua capacidade como treinador e voltou a discutir sobre a imprensa, proferindo ofensas contra o jornalista Rogério Amaral, comentarista da Rádio Guaíba e presidente da Associação de Cronistas Esportivos Gaúchos, uma das entidades que divulgaram nota contra o treinador após as fortes manifestações em Minas Gerais.
Após Renato, o vice de futebol, Antônio Brum, também foi aos microfones, mas em uma linha diferente da Renato. O dirigente reconheceu o impacto das enchentes, mas concordou que o grupo montado para 2024 poderia ter rendido mais do que rendeu.
Nem Renato e nem Brum foram fortes sobre permanência. Ambos afirmar que as avaliações começariam a partir desta semana.