Porto Alegre é a 4ª melhor cidade do Brasil para investimentos em turismo, aponta índice

Fotos: Julia Ferreira/ PMPA

Porto Alegre ocupa a 4ª posição no ranking das cidades brasileiras com melhores condições para investimentos em turismo, de acordo com o Índice de Favorabilidade para o Turismo (IFT-GKS), divulgado recentemente. O estudo avaliou fatores como condições sociais, econômicas e de infraestrutura para receber investimentos no setor, e posicionou a capital gaúcha atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares, afirmou que o resultado reflete o empenho da cidade em promover o turismo como um motor de crescimento. “Estamos trabalhando para captar grandes eventos e fortalecer os produtos turísticos, consolidando cada vez mais o setor”, disse.

Investimentos e modernização do ambiente de negócios

Nos últimos três anos, Porto Alegre tem avançado na modernização e simplificação do ambiente de negócios. A cidade aumentou significativamente o número de atividades econômicas consideradas de baixo risco e isentas de licenciamento, que passaram de 290 para 831. Esses avanços, segundo a secretária, são fundamentais para a atração de novos investimentos e para colocar a cidade na rota do desenvolvimento econômico.

“Esse esforço gerou mais competitividade, o que resultou em mais empregos e renda para a população. Estamos criando um ambiente favorável para o crescimento sustentável de Porto Alegre”, destacou Júlia Evangelista Tavares.

Ranking de competitividade e empreendedorismo

Porto Alegre também se destaca em outros rankings de competitividade. Em 2022, a cidade foi classificada em 1º lugar no ranking de competitividade do Ministério da Economia e, atualmente, ocupa a 2ª posição entre as capitais e a 4ª posição no ranking geral do Centro de Liderança Pública (CLP). Além disso, é a 6ª melhor cidade para empreender, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor.