UFRGS ocupa 7ª posição no ranking das melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alcançou a 7ª posição no ranking 2024 das melhores universidades da América Latina, divulgado nesta terça-feira (12) pela Times Higher Education (THE). A UFRGS está empatada com o Instituto Tecnológico de Monterrey, do México. A instituição gaúcha permanece como a segunda universidade federal brasileira no ranking.

As cinco primeiras posições do ranking são ocupadas por instituições do Brasil e do Chile. A Universidade de São Paulo (USP) lidera a lista, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Chile e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Metodologia do ranking

O ranking da Times Higher Education leva em consideração cinco indicadores para avaliar as instituições: Ensino (35%), Ambiente de Pesquisa (33,5%), Qualidade da Pesquisa (20%), Inovação (4%) e Internacionalização (7,5%). Para a edição 2024, foram avaliadas 214 universidades de 16 países da América Latina, sendo 70 delas brasileiras. A UFRGS obteve um total de 78 pontos na classificação.

A Times Higher Education também destacou uma melhora nos indicadores de pesquisa das universidades brasileiras, o que impactou positivamente a classificação de várias instituições do país.

Confira as dez melhores universidades da América Latina para o THE:

1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Universidade de Campinas (Unicamp)
3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4. Pontifícia Universidade Católica do Chile
5. Universidade Estadual Paulista (Unesp)
6. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
=7 Instituto Tecnológico de Monterrey – México
=7 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
9. Universidade do Chile
10. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)