A partida contra o Fluminense é a oportunidade perfeita para o Grêmio conseguir inserir uma sequência de bons resultados. Entretanto, Renato precisará fazer mudanças e elas passam muito pela formatação tática e o jeito que o clube vai se postar dentro das quatro linhas.
O confronto é uma forma de observarmos a maneira que o tricolor gaúcho vai encarar a partida: visando atacar com Soteldo, Aravena e Braithwaite ou tornar um meio de campo mais defensivo com Edenílson na vaga do venezuelano. Chegou o momento de Renato definir a postura da equipe, dentro e fora de casa, tendo em vista que restam apenas sete jogos para terminar o Brasileirão.
A gente sabe que os times treinados pelo Mano tem uma característica de esperar mais o adversário, dando a posse para a equipe visitante. Por isso, seria interessante a ver o Grêmio com Soteldo e Aravena juntos. Os extremas que o comandante gremista tanto gosta, dá uma possibilidade de profundidade e principalmente de dribles, algo que será fundamental para furar o bloqueio carioca. A coletiva, pós-jogo do Renato, deixa muito clara a preferência do comandante na escalação do Soteldo, tendo em vista a qualidade que ele agrega ao setor ofensivo e os perigos ao adversário. Se o Grêmio não atacar, dificilmente conseguirá sair com a vitória do Rio de Janeiro.