Palmer faz história, Liverpool lidera e Tottenham desfila: o que rolou em mais uma rodada da Premier League

Cole Palmer marcou 4 gols no primeiro tempo contra o Brighton. Reprodução: Chelsea / Instagram

A sexta rodada da Premier League se encerrou nesta segunda-feira com a vitória do Bournemouth sobre o Southampton pelo placar de 3×1.  Ao todo, foram 34 gols nos 10 jogos da rodada. Como de costume, vamos destrinchar três destas partidas, com curiosidades e estatísticas.

Palmer e Poker

O meia-atacante inglês Cole Palmer fez história na vitória do Chelsea por 4×2 sobre o Brighton no Stamford Bridge. Com gols aos 21, 28, 31 e 41 minutos, o atleta de 22 anos se tornou o primeiro jogador a marcar quatro gols em um primeiro tempo na história da Premier League. Para ser exato, os 4 gols, ou poker-trick, ocorreram em um intervalo de 19 minutos e 57 segundos.

O Brighton saiu na frente depois que Colwill afastou errado a bola, chutando ela em cima do meia Baleba. Na sequência, Rutter venceu pelo alto e abriu o placar de cabeça logo aos 6 minutos. Depois, Nicolas Jackson saiu na cara do goleiro Verbruggen e deu passe para Cole Palmer, que só precisou empurrar a bola para o fundo das redes, igualando o marcador.

A virada veio em uma cobrança de pênalti. O árbitro Peter Bankes viu Sancho ser derrubado e apontou para a marca da cal. Deslocando o goleiro, Palmer converteu a penalidade. Já o terceiro gol foi uma pintura. O meia-atacante cobrou falta de pé esquerdo e acertou no ângulo da meta do Brighton.

O time visitante diminuiu ao 34 minutos depois de uma saída errada dos Blues. Baleba recebeu um passe errado do goleiro Robert Sánchez e descontou de frente para o arqueiro. Depois de um bom passe de Sancho, Palmer liquidou a fatura em um chute de esquerda de dentro da área. Contando todas as competições, o time de Enzo Maresca terminou o mês de setembro invicto, com quatro vitórias e um empate no recorte.

Liverpool na ponta

Fora de casa, o Liverpool derrotou o Wolverhampton pelo placar de 2×1 e assumiu a liderança, já que o Manchester City apenas empatou com o Newcastle. Os Reds abriram o placar aos 46 minutos em uma cabeçada de Konaté, após cruzamento de Diogo Jota pela direita.

Aos seis da segunda etapa, o autor do gol perdeu a bola para o atacante Strand Larsen, que deu um passe para Bellegarde chutar em cima da marcação. Na sobra, Aït Nouri empurrou para o fundo das redes e empatou o jogo no Molineux Stadium Aos 13 minutos da etapa complementar, o árbitro Anthony Taylor considerou que Semedo agarrou Diogo Jota e marcou pênalti para o Liverpool. Salah deslocou o goleiro e converteu a cobrança.

O atacante egípcio chegou a 231 envolvimentos em gols com o Liverpool no Campeonato Inglês, o mesmo número que Agüero atingiu pelo Manchester City. Somente cinco jogadores têm mais envolvimentos em gols por um clube do que Salah na Premier League. São eles: Wayne Rooney (276), Ryan Giggs (271), Harry Kane (259), Thierry Henry (249) e Frank Lampard (237).

O desfile dos Spurs no Teatro dos Sonhos

Em Old Trafford, o Tottenham venceu o Manchester United por impiedosos 3×0. Com seis jogos disputados, essa foi a segunda vez na atual edição do campeonato que os Red Devils perderam por este placar dentro de seus domínios.

Os Spurs saíram na frente logo cedo, quando o zagueiro Micky van de ven deu um pique, invadiu a grande área e deu um passe para Brennan Johnson abrir o placar com o gol aberto. A polêmica do jogo ocorreu aos 41 minutos, quando o árbitro Chris Kavanagh expulsou Bruno Fernandes, que atingiu a canela de Maddison. Em seu jogo de número 242 pelo clube, o meia foi expulso pela primeira vez com a camisa do Manchester United.

Com um homem a mais, o time de Ange Postecoglou ampliou a vantagem no segundo minuto da etapa complementar. Com desvio em De Light, Brennan Johnson serviu Kulusevski. O sueco se esticou e, no ar, tirou bola do alcance de Onana. No minuto 77, os Spurs fecharam a conta. Depois de uma cobrança de escanteio, Sarr desvio a bola de cabeça e Solanke finalizou de carrinho.

Os resultados da rodada:

  • Newcastle 1×1 Manchester City
  • Chelsea 4×2 Brighton
  • Brentford 1×1 West Ham
  • Everton 2×1 Crystal Palace
  • Arsenal 4×2 Leicester City
  • Nottingham Forest 0x1 Fulham
  • Wolverhampton 1×2 Liverpool
  • Ipswich Town 2×2 Aston Villa
  • Manchester United 0x3 Tottenham
  • Bournemouth 3×1 Southampton

*A matéria utilizou estatísticas da Opta Analyst

Lucas Rosa

Lucas Rosa

Apenas um produtor esportivo aficionado por Premier League, Champions League, Pep Guardiola, cinema e games. Às terças e sextas, lhe trago reportagens sobre futebol brasileiro, futebol internacional e futsal gaúcho. Atualmente, cursando jornalismo na PUCRS.