Acampamento Farroupilha é encerrado com cerimônia da Chama Crioula e apoio aos atingidos pela enchente

Foto: Alex Rocha/PMPA

O Acampamento Farroupilha foi oficialmente encerrado na tarde desta sexta-feira (20), durante a cerimônia de extinção da Chama Crioula. O evento destacou a solidariedade da comunidade, com os 187 piquetes arrecadando donativos para as vítimas das enchentes que atingiram a região em maio.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa em parceria com a concessionária do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, a GAM3 Parks, o Acampamento homenageou o centenário do pajador Jayme Caetano Braun. Embora a cerimônia tenha simbolizado o encerramento do evento, as atividades seguirão até este domingo (22).

O Desfile Farroupilha, que começou às 9h30, foi adaptado devido à chuva da madrugada. Apesar do tempo, a programação se manteve. O desfile teve início com a participação das forças de segurança do Estado, seguido por grupos cívicos e militares. O destaque ficou por conta do desfile tradicional, que contou com cavalarianos dos Centros de Tradições Gaúchas e piquetes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O evento também marcou o retorno dos carros alegóricos, que não desfilavam há 11 anos, e prestou homenagem a voluntários e agentes públicos que atuaram nas operações de resgate durante a enchente.

O Acampamento Farroupilha 2024 foi financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet e Pró-Cultura LIC RS, e é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Smcec), em parceria com a GAM3 Parks e o governo federal.