O impacto da saída de Renato

lucas Uebel - Grêmio

A última lembrança do torcedor gremista da saída de seu maior ídolo não é boa, pois se remete ao ano do rebaixamento e as inúmeras trapalhadas da direção em conduzir este processo. Entretanto, são situações totalmente diferentes, tendo em vista o momento do clube e a forma que ela pode ocorrer. Em 2021, era um time montado por Renato e um grupo que amava o comandante tricolor, o qual deixou o Grêmio no meio de uma pandemia e pós eliminação na Libertadores. Por outro lado, nesta temporada, Portaluppi estaria deixando o time no fim do ano e com tempo para o clube se organizar.

Em Porto Alegre, Renato já foi unanimidade entre os torcedores, mas vem perdendo seu prestígio nesta temporada. O 2024 do treinador, talvez, seja sua pior passagem pela casamata gremista, tendo em vista o rendimento do time: campeão gaúcho, eliminado da Copa do Brasil, eliminado da Libertadores e brigando contra o rebaixamento. É óbvio que tem que ser levado em consideração o período que o time ficou longe do seu estádio, mas este não pode ser o único ponto que a gestão deve se agarrar. O rendimento dentro de campo e as opções que ele opta durante as partidas é algo que ele precisa ser cobrado e levado em consideração na hora de buscar a sua renovação.

A possível saída dele é um ponto a ser analisado com calma, mas que pode ser bom para todos os lados. O Cruzeiro, com a nova gestão, vem com tudo e está disposto a investir ainda mais pesado no próximo ano, querendo conquistar títulos e enxerga em Portaluppi o nome ideal para levar o clube a este patamar. Para o treinador, é a chance de pegar um grupo novo, competitivo e com a oportunidade de provar que evolui na carreira, além de mostrar que está pronto para assumir novos desafios.

Dentro do Grêmio, é um incógnita, pois se trata de um ano de eleição e o nome do maior ídolo do clube sempre pesa, visando os votos. Por outro lado, dentro de campo é uma fase de avaliar o mercado e ter tempo para trabalhar em nomes diferentes que podem fazer o time jogar um futebol diferente e ter uma oxigenação no elenco. o Grupo de jogadores é bom, agora basta saber que Grêmio vamos ver em 2025, mais uma temporada com Renato ou uma das poucas sem ele.