Primeiros ovinos chegam ao Parque Assis Brasil e marcam início dos preparativos

Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi

O Parque Assis Brasil, em Esteio, recebeu na madrugada desta segunda-feira (19) os primeiros animais para a 47ª Expointer. O produtor Olinto Salgueiro, da Cabanha Salgueiro, em Aceguá, foi o primeiro a chegar com quatro fêmeas da raça Texel, que participarão de julgamentos e leilões durante o evento, que começa no sábado (24) e vai até 1º de setembro.

Salgueiro, de 68 anos, celebrou o feito. “É a primeira vez que chego em primeiro lugar. Participo da Expointer há sete anos e para mim é uma grande alegria”, disse. Além dele, outras duas cabanhas de Aceguá, Magnólia e Conquista, também trouxeram ovinos para a feira, totalizando 12 animais.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, recepcionou os produtores e destacou a importância do evento. “Apesar das dificuldades, a equipe trabalhou muito para garantir um grande evento. O Parque está preparado para receber o público”, afirmou.

A subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima, enfatizou que a chegada dos animais marca o início das atividades da Expointer. “Os animais são a alma da feira, que conecta o campo com a cidade”, disse.

Pablo Charão, comissário-geral da Expointer, informou que 120 servidores estão envolvidos na recepção dos animais, garantindo a entrada apenas de exemplares saudáveis. “Estamos confiantes no sucesso desta edição, mesmo após os desafios climáticos”, concluiu.