Termina na terça-feira (16) o prazo para que os proprietários de cavalos resgatados durante a recente enchente em Porto Alegre retirem seus animais do abrigo de equinos da EPTC, localizado no bairro Lami, extremo sul da cidade. Treze cavalos ainda aguardam seus donos no local. Caso não sejam retirados, serão disponibilizados para adoção.
Além dos 13 animais resgatados, outros 12 também estão aptos para adoção no abrigo. Os proprietários devem contatar a EPTC pelo telefone (51) 98131-1846, enviando uma foto ou uma descrição detalhada do animal, que pode incluir características de pelagem, manchas e sinais específicos.
Como adotar um cavalo em Porto Alegre
A adoção dos cavalos ocorre na forma de fiel depositário, sob supervisão do Ministério Público. Interessados em adotar devem possuir local adequado para manter o animal em boas condições e se inscrever por meio da carta de serviços da prefeitura. Os cavalos adotados não podem ser utilizados para qualquer tipo de trabalho, como puxar carroças ou arados, nem para práticas esportivas, como saltos e corridas.
Denúncias de Maus-Tratos a Cavalos em Porto Alegre
Denúncias de cavalos abandonados ou maltratados podem ser registradas pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou pelo número 118. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Constatada a denúncia, o animal é recolhido e levado para a área de acolhimento na zona sul, onde recebe alimentação, medicação e é microchipado para controle de seu histórico e bem-estar.
Mais informações sobre adoção de cavalos ou denúncias de maus-tratos podem ser obtidas através da carta de serviços da prefeitura ou pelo contato direto com a EPTC.