Cuidados durante temporais: O que fazer em casa, na rua, áreas de risco e mais em caso de emergências

A desesa cívil de Porto Alegre emitiu alertas para fortes chuvas, com a enchente que aconteceu no Rio Grande do Sul em 2024 e com as fortes chuvas que estão acontecendo em Santa Catarina, todos ficam assustados e preocupados quando uma tempestade se aproxima.

Então, esse texto será para dar dicas de prevenções em caso de temporal:

  • Busque abrigo seguro: Se estiver na rua, procure abrigo em locais seguros, como comércios ou estações, evitando permanecer debaixo de árvores.
  •  Tome cuidado durante apagões: Use lanternas e mantenha caminhos livres em casa. Se possível, desconecte equipamentos elétricos e evite objetos soltos no chão.
  •  Mantenha distância de estruturas: Mantenha distância de muros, cercas e postes para evitar quedas ou choques elétricos. Também é recomendado ficar longe de janelas de vidro.
  •  Tenha cuidado ao dirigir: Em caso de alagamentos, não atravesse ruas inundadas e diminua a velocidade se a visibilidade estiver ruim.
  •  Preste atenção a postes caídos: Se fios de alta tensão caírem sobre o seu veículo, permaneça dentro até a chegada de ajuda. Ao sair, mantenha os pés juntos e mova-se com cuidado.
  •  Proteja seu patrimônio: Guarde veículos e objetos de valor dentro de casa e evite deixar itens soltos no quintal.
  •  Fique informado: Se você mora numa área de risco, acompanhe alertas da Defesa Civil (saiba como mais abaixo) e prepare um kit de emergência com itens essenciais, como água e alimentos não perecíveis.

Como há previsão de queda de granizo, é preciso ter atenção ainda aos veículos, mantendo-os em lugar coberto e seguro para evitar danos na lataria.

Apesar de tão comuns – estima-se que aproximadamente 16 milhões de tempestades ocorram por ano, com cerca de 2000 acontecendo simultaneamente – esses fenômenos meteorológicos possuem riscos que muitas vezes podem ser esquecidos.

A orientação é manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; não soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas; evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.

Se vocês sentir que está em perigo, ligue para os bombeiros no 193.

Marcello Guerra

Marcello Guerra

Sou um Santamariense apaixonado por comunicação, buscando espaço na grande capital. Colorado, pai e sonhador, não tenho medo de novos desafios, na verdade, sou movido por eles.