Novas mudas de espécies nativas foram inseridas na arborização urbana de Porto Alegre em parques, praças e vias públicas. Os 3.142 vegetais, contabilizados até o final de dezembro/2024, contribuem para a permeabilidade do solo em momentos de chuva, amenização da temperatura em dias com calor acima da média e na mitigação de gases de efeito estufa.
Com um foco no aumento da vegetação e maior qualidade de vida para a população e fauna da cidade, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) planejam e fiscalizam os trabalhos realizados pela empresa terceirizada contratada em abril do último ano. O contrato, no valor de R$ 3 milhões, já foi cumprido quase na totalidade, restando ainda 400 plantios acertados a serem efetivados até março. Os principais locais trabalhados foram as avenidas Edvaldo Pereira Paiva, Nilo Peçanha, Cristiano Fischer e Ernesto Neugebauer.
“As árvores têm diversos benefícios e funcionalidades, por conta disso queremos aproveitar o potencial máximo delas, plantando espécies certas nos lugares certos. Na Zona Norte priorizamos a absorção da água das chuvas, e em outros pontos da cidade o foco é na contribuição principalmente do conforto térmico”, explica a coordenadora de arborização urbana da Smamus, Verônica Riffel. Dentre as espécies plantadas estão os ipês roxo e amarelo (handroanthus heptaphyllus e chrysotrichus), pitangueira (eugenia uniflora), quaresmeira (pleroma granulosum) e capororoca (myrsine guianensis).
Edição: Cristiano Vieira