Desde 17 de dezembro, a Prefeitura de Porto Alegre oferece ao público cinco piscinas públicas gerenciadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). O acesso é gratuito e todas contam com uma programação diversificada na temporada de verão. Os equipamentos funcionarão até 28 de fevereiro.
Carteirinhas – A solicitação das carteirinhas para acesso às piscinas públicas de Porto Alegre deve ser feita diretamente nos locais. Antes de utilizar o espaço, é preciso participar da Oficina de Saúde, com orientações sobre como usar a piscina.
É necessário um documento de identidade com RG ou CPF. Menores devem estar acompanhados pelo responsável ou trazer autorização que a Smelj fornece assinada pelo responsável, comprovante de residência e foto 3×4. Para quem já fez a carteirinha em anos anteriores, basta renovar diretamente na unidade. Além disso, após a emissão, o documento dá acesso a qualquer uma das piscinas.
Endereços
– Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima) – rua Camoati, 64, bairro Santa Maria Goretti;
– Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor) – rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor;
– Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) – rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada;
– Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi) – rua Papa Pio XII, 350, bairro Passo das Pedras;
– Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores) – avenida Economista Nilo Wulff, bairro Restinga.
Dias e horários para todas as piscinas
– Terça a sexta-feira: 9h às 12h e das 14h às 18h;
– Sábado e domingo: 14h às 18h.
– Segunda-feira: fechadas para manutenção.
Atividades extras – Além das piscinas, outros espaços esportivos mantidos pela Smelj terão atividades extras, gratuitamente, nos meses de janeiro e fevereiro de 2025. Entre as modalidades oferecidas, estão capoeira; beach tennis; futsal; yoga; musculação; ginástica; aula de ritmos; funcional; defesa pessoal; e tae kwon do.
As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades. Saiba mais aqui.
Samuel Bizachi