O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abriu nesta sexta-feira, 27, a concorrência pública que irá definir a empresa responsável por obras em três comportas no sistema de proteção contra cheias. Conforme publicação no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), a abertura das propostas será em 20 de janeiro.
A licitação compreende a substituição dos portões utilizados nas passagens 11, 12 e 14 por estruturas mais resistentes e com melhor sistema de vedação. A vencedora do certame deverá, ainda, atuar no fechamento definitivo, em concreto, do lado direito do portão 14 – que já ficava bloqueado antes da cheia de maio de 2024.
“As três comportas desta concorrência ficam na avenida Castelo Branco – onde identificamos nossas maiores fragilidades. As que eram móveis serão trocadas por estruturas mais fortes. Já a que ficava fechada será eliminada com a construção de uma parede de concreto”, explica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
O preço máximo admitido para as contratações é de R$ 9 milhões.
Projetos – Os projetos das novas comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre estão em elaboração desde agosto, quando uma empresa foi contratada para trabalhar junto aos técnicos do Dmae. O objetivo é solucionar todas as falhas identificadas no sistema durante a enchente.
Comporta 3 – O fechamento definitivo, em concreto armado, já está em andamento na passagem 3, no Centro Histórico. O portão que existia junto ao muro, na esquina entre a avenida Mauá e a rua Padre Tomé, será substituído até o final de janeiro por uma extensão da barreira criada para proteger a cidade do avanço do Guaíba.
Além da comporta 3 e da metade à direita da 14, serão permanentemente fechadas as passagens 5, 7, 8, 9, 10 e 13. O Dmae abrirá nova licitação para contemplar as quatro últimas. Já os portões 1, 2, 4, 6, 11, 12 e 14 continuarão móveis – sendo que, além da substituição das comportas 11, 12 e 14, as demais passarão por reforma.
Saiba como ficarão as comportas do sistema de proteção contra cheias
Comporta 1 (Usina do Gasômetro) – será móvel e passará por reforma
Comporta 2 (Cais Embarcadero) – será móvel e passará por reforma
Comporta 3 (Av. Mauá x Padre Tomé) – será fechada em concreto armado
Comporta 4 (Av. Mauá x Sepúlveda) – será móvel e passará por reforma
Comporta 5 (Av. Mauá) – será fechada em concreto armado
Comporta 6 (Catamarã) – será móvel e passará por reforma
Comporta 7 (Av. Mauá) – será fechada em concreto armado
Comportas 8, 9 e 10 (Av. Castelo Branco) – serão fechadas em concreto armado
Comporta 11 (Av. São Pedro) – será móvel e substituída por estrutura nova
Comporta 12 (Av. Cairú) – será móvel e substituída por estrutura nova
Comporta 13 (Av. Castelo Branco) – será fechada em concreto armado
Comporta 14 (Av. Castelo Branco x Voluntários da Pátria) – será móvel e substituída por estrutura nova
Edição: Andrea Brasil