A filosofia implementada no Grêmio, nos últimos anos, era de um dia a dia de trabalho mais leve, através de conversa e no estilo Renato de ser. A chegada de Gustavo Quinteros trará uma nova realidade para o clube, pois o tricolor achou no mercado um treinador de 59 anos com ideias novas e uma metodologia diferente. Mesmo sem mexer no esquema tático, pois o boliviano também atua no 4-2-3-1, o time terá uma pegada mais dura e um sistema defensivo mais consolidado.
Quinteros defende um grupo equilibrado, tendo um auxiliar para tratar do sistema defensivo, com uma linha de quatro bem postada, e outro para cuidar da parte ofensiva. Vale destacar que o comandante gosta de atuar com um camisa dez clássico, articulando a equipe, além de dois pontas e um centroavante. A forma de trabalho dele é bem diferente do Renato, pois gosta de um time rápido, utilizando muitos jovens, e não é aquele cara que dá explicação para jogadores. Ele gosta de um time organizado e vencedor, sem medo de fazer substituição no primeiro tempo, por exemplo.
A chegada dele à Porto Alegre dará ao Grêmio uma chance de mudar o atual cenário e tornar o grupo competitivo para 2025. Após a negativa do Caixinha, acredito que o tricolor conseguiu trazer a melhor opção no mercado, pois trouxe um treinador valorizado e com boas ideias. A temporada que ele conseguiu fazer no Velez merece e muito o reconhecimento. Agora, precisa comprovar no Brasil que está pronto para treinar um clube do tamanho do Grêmio!