O dia de hoje, segunda, (16), iniciou com muita chuva e também com a greve dos ferroviários, afetando o transporte público de ônibus na região Metropolitana de Porto Alegre.
Ao menos oito municípios são afetados com a falta de coletivos na manhã, deixando ao menos 100 mil pessoas sem opção para se locomover, as cidades afetadas foram: Canoas, Camaquã, Gravataí, Guaíba, Cachoeirinha, Alvorada, Eldorado do Sul e Viamão.
Os bloqueios estão acontecendo diretamente nas garagens das empresas de transporte dessa localidade e um dos principais motivos da paralisação de hoje são questões salariais.
A Metroplan, que é o órgão que atua no gerenciamento do Transporte Coletivo Intermunicipal nos municípios da Região Metropolitana não tem como interferir, uma vez que a negociação se dá entre empresas, sindicatos e funcionários.
Uma reunião entre as partes estava marcada para ocorrer na próxima quinta-feira, mas deverá ser antecipada para hoje, devido a urgência da situação, a paralisação afeta trabalhadores, estudantes, além de modificar o trânsito. Algumas empresas costumam ter até 80 ônibus na rua diariamente, mas hoje com a greve saíram apenas dez.
Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários Intermunicipais de Turismo e de Fretamento da Região Metropolitana (Sindimetropolitano) relataram que a intenção é chegar a uma solução para a questão salarial nesta segunda-feira. Ao longo do dia, os ônibus devem ser liberados, mas caso não haja um acordo, uma nova paralisação poderá ocorrer nas primeiras horas desta terça-feira.