Lula é submetido a cirurgia para drenagem de hematoma após forte dor de cabeça

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma cirurgia em São Paulo na noite de segunda-feira (9) após sentir dor de cabeça. Ele segue estável e internado no Hospital Sírio-Libanês.

Segundo o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, Lula deu entrada em Brasília para um exame de imagem após sentir o incômodo. A ressonância então indicou uma hemorragia intracraniana devido à queda que ele sofreu em 19 de outubro.

O presidente foi transferido para a unidade de São Paulo onde foi submetido à uma craniotomia para drenagem de hematoma.

Ainda de acordo com a declaração, a cirurgia transcorreu bem e Lula está sob monitoração em leito de UTI.

A hemorragia intracraniana é marcada por um sangramento que ocorre na parte de dentro do crânio.

“Trata-se de um sangramento dentro da caixa craniana, o osso da cabeça”, resume a neurologista Sheila Martins, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Isso pode se desenrolar em algumas das estruturas que estão abaixo dos ossos da cabeça, como o cérebro ou as camadas que revestem as estruturas do sistema nervoso — conhecidas como meninges.

O vice-presidente Geraldo Alckmin assumirá, nesta terça-feira (10/12), a agenda do presidente Lula prevista para hoje.

Marcello Guerra

Marcello Guerra

Sou um Santamariense apaixonado por comunicação, buscando espaço na grande grande capital. Colorado, pai e sonhador, não tenho medo de novos desafios, na verdade, sou movido por eles.