Na noite deste domingo(8), a Estação Espacial Internacional realizou uma belíssima passagem sobre o centro do estado. A passagem havia sido previamente informada pelo projeto Bate-Papo Astronômico e amplamente divulgada nas redes sociais e páginas de notícias.
Em Santa Maria, o professor universitário Rafael Beltrame, realizou um espetacular registro fotográfico da estação espacial, utilizando o planetário da UFSM como parte do cenário. Rafael possui entre seus hobbies a prática da Astrofotografia de Paisagem, que inclusive já foi tema de uma palestra no Bate-Papo Astronômico, projeto em que ele também atua como colaborador voluntário.
A Estação Espacial Internacional é um laboratório onde astronautas e cientistas realizam experimentos importantes para o avanço da ciência e da tecnologia. Com impressionantes 108 metros de largura (equivalente a um campo de futebol!), ela orbita a cerca de 400 km de distância da Terra, viajando a uma velocidade de 28.000 km/h — isso significa que ela dá uma volta completa ao nosso planeta em aproximadamente 90 minutos!
Além de domingo, teve uma nova passagem nesta madrugada de segunda-feira, às 4h24min, quando ela surgiu ao nordeste de Santa Maria e se deslocou para sudoeste, desaparecendo às 4h31min
Quem perdeu a passagem, poderá ainda ter a oportunidade de visualizar a Estação Espacial Internacional, ainda terá duas ou três passagens durante a semana, para visualizar é preciso estar escuro, quem quiser saber mais, pode estar baixando aplicativos referentes a Estação, pois nesses aplicativos eles postam horários e dias que poderá ser possível ver este evento.