O dia 9 de dezembro celebra os profissionais que dedicam suas carreiras ao cuidado da voz, fala, audição e linguagem: os fonoaudiólogos. Reconhecida por sua atuação essencial na qualidade de vida das pessoas, a fonoaudiologia é uma área da saúde responsável por cuidar da comunicação humana de forma ampla, proporcionando diagnósticos e tratamentos para uma série de distúrbios capazes de afetar tanto crianças quanto adultos.
Os fonoaudiólogos trabalham com um vasto leque de condições, incluindo dificuldades de fala, linguagem e audição, além de atuarem na reabilitação de pacientes com problemas nas cordas vocais ou distúrbios relacionados à deglutição. A atuação desse profissional também é fundamental no acompanhamento de pessoas com necessidades especiais, dificuldades relacionadas ao aprendizado ou que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).
No Brasil, há algumas décadas, os fonoaudiólogos era chamados de logopedas, sendo que em alguns idiomas ainda se utiliza tal designação, como em espanhol e sueco.
Chamada também como foniatria ou terapia da fala, a profissão estuda ainda causas e tratamentos de distúrbios advindos de pessoas de todas as faixas etárias, desde recém-nascido até idoso. Para se tornar um fonoaudiólogo não é preciso fazer Medicina, mas um curso de bacharelado em Fonoaudiologia.