A Polícia Federal movimentou nesta semana cerca de 12 agentes, visando uma ação solidária de conscientização, para reforçar a importância de doação de sangue, bem como reforçar a necessidade de estoque no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (HEMORGS), que por fornecer material para mais de 40 hospitais vinculados, necessita sempre de demanda.
A superintendência Regional da Polícia Federal reforçou o seu compromisso com a sociedade através de ações solidárias, devido a baixa no número de doadores no final de ano.
“A Polícia Federal sensibilizada pela questão do baixo estoque de sangue nessa época, o que é normal que ocorra, está se mobilizando a fim de contribuir com a sociedade, fazendo uma doação solidária para a sociedade Gaúcha e Porto Alegrense em especial, para atender as necessidades que são oriundas da época do ano, onde as pessoas deslocam-se para outros locais, tipo o litoral, e acabam não fazendo doações regulares de sangue. Com base nisso, nós nos sensibilizamos e estamos colaborando com uma doação solidária, tentando angariar o maior número de colegas possível para que se faça uma equalização nos estoques de sangue”, ressaltou o Superintendente Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues.
Por entender que muitas pessoas não conseguem ir doar em dias úteis, a Sede do Hemorgs, em Porto Alegre tem realizado também coletas durante um sábado por mês para flexibilizar as doações, e nos outros sábados do mês, a Sede do Hemorgs tem realizado coletas pelo interior do estado, nesta sexta-feira (06) será feita uma segunda leva de doações no Hemocentro de Porto Alegre.
Também é ressaltado que homens podem fazer doações de sangue e plaqueta até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de três meses.