Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2024 termina nesta sexta-feira (15)

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O prazo para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que não compareceram ao primeiro ou segundo dia de provas solicitar a reaplicação termina nesta sexta-feira (15), até às 23h59. A solicitação é válida apenas para quem teve problemas de saúde ou logísticos que impediram a realização das provas.

A reaplicação pode ser pedida pelos candidatos que, devido a problemas de saúde (como doenças previstas no edital) ou a falhas logísticas durante a aplicação, não puderam fazer o exame nos dias 3 ou 10 de novembro. A solicitação deve ser feita na Página do Participante, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame.

Novas provas em 10 e 11 de dezembro

A reaplicação será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, em duas etapas: no dia 10, os candidatos farão as provas de Linguagens e Ciências Humanas (incluindo redação); e no dia 11, será a vez de Ciências da Natureza e Matemática.

Quem pode solicitar a reaplicação

O pedido de reaplicação é permitido para quem teve problemas de saúde graves, como tuberculose, meningites, varíola, coqueluche, covid-19, entre outras doenças listadas no edital. Também têm direito à reaplicação os candidatos afetados por falhas logísticas, como falta de energia no local de prova, desastres naturais ou problemas na infraestrutura do exame.

Quem não pode pedir reaplicação

Candidatos que faltaram sem justificativa ou que não conseguiram concluir a prova por questões de saúde, mas sem comprovação documental, não podem solicitar a reaplicação. A ausência sem justificativa será considerada falta, e a nota não será válida.

Como fazer o pedido

Os interessados devem acessar a Página do Participante, preencher o formulário e enviar a documentação necessária para justificar a ausência. No caso de problemas de saúde, o candidato deve anexar um atestado médico que comprove a condição, com diagnóstico e código CID-10, além da assinatura e registro do profissional responsável.

Resultado da solicitação

O Inep ainda não informou a data para divulgação do resultado da análise das solicitações. Quando liberado, o candidato poderá consultar a resposta na Página do Participante.

A reaplicação

As provas de reaplicação terão 180 questões, divididas em duas datas. Embora o formato seja o mesmo, com provas objetivas e uma redação, os temas e as questões serão diferentes dos aplicados na versão regular do exame, garantindo igualdade de condições para todos os candidatos.

Acessibilidade

A reaplicação não contará com recursos de acessibilidade, como videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou leitor de tela para deficientes visuais, que foram oferecidos na aplicação regular. No entanto, tradutores-intérpretes de Libras e auxílio de leitura estarão disponíveis para os candidatos que precisarem.

Divulgação das notas

As notas do Enem 2024, tanto para a aplicação regular quanto para a reaplicação, serão divulgadas no dia 13 de janeiro de 2025.