A Receita Estadual do Rio Grande do Sul deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Quatrilho, com o objetivo de combater a sonegação de ICMS e práticas de concorrência desleal no setor metalmecânico. A ação é direcionada a uma empresa com sede na região metropolitana e norte do estado, além de filiais em outra Unidade da Federação, que apresenta indícios de não recolhimento de ICMS devidos aos cofres públicos.
A operação é coordenada pelo Grupo Especializado Setorial Metalmecânico (GES MET), da Delegacia da Receita Estadual em Caxias do Sul, com o apoio da Seção de Informática Forense (SIF). Treze Auditores-Fiscais e quatro Analistas Tributários participam da fiscalização, contando com o suporte da Brigada Militar.
As investigações indicam simulação de operações internas para parecerem interestaduais e a reutilização de notas fiscais no transporte de mercadorias. Aproximadamente R$ 100 milhões em transações com sinais de irregularidades estão sendo analisados.
Intensificação das operações
A Receita Estadual intensifica ações fiscais em diversos setores, buscando recuperar tributos sonegados e garantir um ambiente de concorrência justa para contribuintes que cumprem corretamente suas obrigações.