A Índia anunciou a abertura de seu mercado para a exportação de derivados de ossos brasileiros destinados à produção de gelatina, conhecidos como “bone chips”. O anúncio foi oficializado com a assinatura do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), que autoriza a exportação desse produto para o país asiático.
Além dos “bone chips”, o mercado indiano já recebe outros produtos agropecuários do Brasil desde 2023, como açaí em pó, suco de açaí, pescados de cultivo e captura, e frutos de abacate. Com a nova abertura, o Brasil celebra a conquista de um importante espaço adicional no setor de comércio internacional.
A Índia é atualmente o 14º maior destino de produtos agropecuários brasileiros, com exportações que somaram US$ 2,03 bilhões nos primeiros nove meses de 2024, com destaque para o açúcar e o óleo de soja. A abertura do mercado indiano é resultado de uma ação coordenada entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a adidância agrícola e a Embaixada Brasileira na Índia, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Este anúncio marca a 196ª abertura de mercado para produtos brasileiros neste ano, elevando para 274 o número de acessos em 61 países desde o início de 2023.