Opinião: O povo reergue Porto Alegre

Por: Willian Cardoso

Um levantamento realizado pela Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto Internacional Salgado Filho, apontou alta de 33% na busca por voos no Rio Grande do Sul. As operações do aeroporto voltaram a funcionar oficialmente em 21 de outubro em Porto Alegre. Antes, o terminal estava sem operações na pista por quase seis meses, devido aos danos causados pelas cheias de maio. Para amenizar as perdas econômicas, e retomar parcialmente os voos, a Base Aérea de Canoas estava sendo utilizada no período para o fluxo de chegadas e partidas.

A empresa destaca o processo de recomposição também de hospedagens, influenciado pela volta da atividades no terminal. No setor, a Copastur, empresa especializada em viagens corporativas, indica aumento de 38% na demanda por diárias. Segundo o mapa de turismo da prefeitura de Porto Alegre, a taxa de ocupação de hotéis manteve os mesmos patamares dos últimos quatro anos, registrando máximas que passam dos 60%.

Já as chegadas e partidas de passageiros em voos domésticos que chegaram a 326 mil no inicio do ano, aos poucos vai retomando seus indicadores, e chegou a 61 mil voos após a catástrofe climática. Os voos internacionais ainda são tímidos e registram pouco mais de mil viagens após a retomada parcial do armador aeroporto do Sul do país.

Mesmo com todas as dificuldades econômicas, crises climáticas, e incertezas, Porto Alegre segue crescendo mês a mês, e o turismo de eventos é um significativo gerador para o desenvolvimento e o giro da roda econômica na cidade. Os turistas aos poucos vão conhecendo as belezas naturais, infraestruturas, shows nacionais, internacionais, ou mesmo o leque de opções de lazer, que vai da Orla ao Pontal, do Lami a Ipanema, ou mesmo do Centro Histórico ao Bom Fim. Fato é, que, a coragem desse povo aguerrido e bravo neste pedaço de chão ainda encanta os olhares de outras querências.