Vice-governador do RS busca parcerias com grandes empresas da Índia para atrair investimentos

Um dos encontros foi com Grupo Mahindra, que têm presença significativa no Brasil – Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, se reuniu nesta terça-feira (5) com representantes de grandes empresas indianas, como a UPL e o Grupo Mahindra, além do conglomerado JSW Group, em Mumbai, com o objetivo de promover parcerias e atrair investimentos para o Estado. A agenda incluiu discussões sobre setores estratégicos, como agropecuária, máquinas e equipamentos, e infraestrutura, com ênfase em projetos voltados para a adaptação às mudanças climáticas e transição energética.

A UPL, uma das líderes globais em soluções agrícolas, tem uma forte presença no Brasil, e o Grupo Mahindra, especializado na fabricação de máquinas agrícolas, também mantém operações no país. Recentemente, a Mahindra Brasil anunciou um investimento de R$ 55 milhões para ampliar sua produção de tratores no Rio Grande do Sul, um dos focos do encontro com os empresários indianos. Durante a reunião, Gabriel Souza destacou as oportunidades de investimento no Estado, em especial no momento de reconstrução após os impactos da tragédia climática que afetou a região.

“Apresentamos o Rio Grande do Sul como um local estratégico para investimentos, não só para exportação, mas também para atrair novas empresas. Buscamos parcerias que ajudem na recuperação e desenvolvimento sustentável do Estado”, afirmou Gabriel Souza, que esteve acompanhado de representantes do governo estadual, da Câmara Brasil-Índia e de parlamentares gaúchos.

Além do setor agrícola, o vice-governador também abordou as oportunidades no mercado de máquinas e equipamentos, com destaque para as máquinas agrícolas, e discutiu temas como hidrogênio verde e infraestrutura para resiliência climática. Na reunião com o presidente global da UPL, Sagar Kaushik, foi ressaltado o papel estratégico do Brasil para a empresa, que recebe 28% de sua receita global do mercado brasileiro.

Gabriel Souza também se reuniu com executivos do JSW Group, um dos maiores conglomerados industriais da Índia, com atuação nos setores de aço, energia e infraestrutura. O grupo, avaliado em US$ 24 bilhões, é reconhecido por seu compromisso com inovações sustentáveis e por seu impacto no crescimento econômico da Índia.

A visita à Índia faz parte de uma estratégia do governo gaúcho para estreitar laços comerciais internacionais e posicionar o Rio Grande do Sul como um polo de inovação e negócios, especialmente em áreas-chave para o desenvolvimento sustentável.