*Por Henrique Pereira
Depois de 64 anos, um espanhol é coroado o melhor jogador do mundo. Rodri, meio-campista do Manchester City, superou o favorito Vinicius Junior e conquistou a Bola de Ouro de 2024. Aos 28 anos, o campeão da Eurocopa com a Espanha foi eleito na primeira edição da premiação realizada em parceria entre a UEFA e a revista France Football, organizadora do evento.
Vini Jr. chega de uma temporada brilhante em que foi protagonista na conquista da Champions League, do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha. Pelo clube mais rico e vencedor do mundo, ele acumulou 39 jogos, 24 gols e nove assistências — a melhor temporada de uma carreira já espetacular. Apesar da oscilação pela Seleção Brasileira, ninguém no mundo jogou mais futebol do que ele na última temporada. Ninguém brilhou mais. Ninguém foi mais decisivo.
A Bola de Ouro é o Oscar do futebol, mas a premiação, que ocorre por votação de jornalistas, vem perdendo credibilidade ano a ano. No entanto, para nós, Vini Jr. foi o verdadeiro melhor da temporada.