O resultado do clássico Gre-Nal deixou evidente o péssimo ano que o tricolor faz em 2024. Além dos problemas envolvendo a enchente, o time não tem um padrão tático e muito menos rendimento dentro de campo. A partida de sábado ligou o sinal de alerta para começar, desde agora, a pensar no planejamento de 2025. A temporada do Grêmio acabou e não tem mais clima nem para ter cobranças no vestiário.
Nunca uma derrota será positiva, muito pelo contrário, ainda mais vindo de um clássico. Entretanto, o resultado ruim, foi importante para não mascarar um momento “positivo” dentro do clube, quando não há. O desempenho do Grêmio no clássico foi muito abaixo das expectativas e mostrou uma equipe sem competitividade. Ficou nítido que um time tentou vencer e o outro apenas se defender.
A temporada de 2024 terminou, basta agora atingir a pontuação mínima para evitar o rebaixamento. Por outro lado, à direção precisa chamar o quanto antes o Renato para definir 2025, se ele permanece ou não. Hoje, o clube não pode ficar refém da resposta do comandante em dezembro. Caso ele queira decidir somente após o fim do campeonato, o Presidente Alberto Guerra precisa ser sincero e dizer que a Instituição Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense não tem este tempo para esperar e vai começar a busca por outro treinador. O ano não começa em janeiro, mas sim a partir desta semana, na Zona Norte de Porto Alegre.