Conheça: Tontom


Ser um artista bem-sucedido envolve uma série de fatores. Mas duas coisas são obrigatórias: um pouco de talento e um pouco de sorte. Pode-se dizer que a carioca Tontom tem os dois. Independentemente disso, é uma cantora que vale a sua atenção.

De apenas 17 anos, Antonia Perissé desde criança está inserida no meio artístico, trabalhando também com teatro e cinema. Mas foi na época da pandemia que mergulhou de cabeça em suas próprias composições musicais. Em 2024, lançou seu primeiro single, “Tontom Perigosa”, que viralizou de forma orgânica no TikTok e sem uma trend específica. Além dessa bênção do acaso, outra coisa curiosa aconteceu: sem conhecimento do parentesco, a música foi muito usada na plataforma como trilha de edits do filme “O Diário de Tati”, protagonizado por Heloísa Périssé, sua mãe. 

Capa “Mania 2000”

O bom humor e a irreverência também permeiam o primeiro EP de Tontom, chamado Mania 2000, que saiu também neste ano. Além do hit viral, o trabalho também conta com outros sucessos em potencial, como “Sunshine”, que tem uma melodia mole mas absolutamente inesquecível, e “Vê se Atrasa”, um samba que brinca com a questão do tempo, utilizando o relógio como metáfora. Na verdade todo o EP permeia a temática da temporalidade, como em “Crises 2000” (Se tudo é a vida enquanto vivemos / O que importa é agora / E o resto é de menos), e dos dilemas da sociedade atual, como em “Como Iguais” (E no meio dessa gente / Tão perdida quanto eu estou / Todos são tão diferentes / Mas tentando ser iguais). 

Mania 2000 conta ainda com produção musical de Guilherme Lirio e direção artística de Raquel Dimantas (que inclusive é sua irmã), nomes emergentes da cena musical alternativa carioca.

É evidente que Tontom teve bastante sorte. Se formos considerar que a música pop geralmente tem letras mais diretas e melodias chicletes, Tontom também tem muito talento. Ainda a ser lapidado, mas com um potencial absurdo. Gostando ou não, com certeza as músicas dela vão grudar na sua cabeça.

Ouça Mania 2000: