A esperança está nele

Renato sabe o quanto um clássico pode mudar a trajetória do time na competição. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Se falarmos em clássico Gre-Nal, podemos pensar em várias personalidades ou nomes que podem decidir o jogo. Por outro lado, temos na casa-mata gremista alguém que entende de clássico e sabe a importância que a partida tem. Renato Portualppi é considerado um homem Gre-Nal e o resultado pode passar pelas suas mãos no próximo sábado.

Por muito tempo ele foi considerado alguém que se manteve no cargo apenas por vencer clássicos, por mais que isso seja uma falácia muito grande. Renato é um bom treinador, porém acaba vacilando em algumas oportunidades e dando brecha para críticas, como a folga na última segunda-feira, por exemplo. Entretanto, em Gre-Nal, a estrela do comandante costuma brilhar e é nesse ponto que o torcedor gremista se apega para o clássico 443.

Se dentro de campo o futebol está abaixo do rival, o tricolor pensa que Renato é o homem que pode pensar diferente e fazer o time ter uma postura surpreendente dentro das quatro linhas. O comandante sempre costuma trazer algo novo e fazer o fator favoritismo pesar contra o colorado. Não tenho dúvidas que nestes quatro dias de trabalho junto com o elenco, serão determinantes para o clima mudar e o time entrar querendo, como se diz na linguagem dos boleiros. Porém, será que sábado será mais uma tarde\noite de Portaluppi?

A resposta desta pergunta só será respondida quando a bola rolar, mas até lá as críticas e principalmente os mistérios do clássico vão pesar contra o treinador.  Para isso, ele precisará fazer o seu grupo entender o tamanho do jogo e a importância que ele tem para o resto da temporada.