É do Rio de Janeiro a empresa que vai monitorar a qualidade do ar em Porto Alegre. A JCTM Comércio e Tecnologia Ltda venceu a licitação que teve o resultado homologado e publicado no Diário Oficial de Porto Alegre nesta terça-feira (08).
De acordo com a prefeitura, serão pagos R$ 2.949.999,84 pelo trabalho realizado por meio de seis estações – uma móvel, de referência, e cinco compactas – para medição de poluentes e parâmetros meteorológicos. A indicação é para que os equipamentos sejam instalados nos bairros com aior risco de sofrerem ondas de calor, locais com grande fluxo de veículos, áreas com adensamento expressivo e entradas e saídas da cidade.
Ainda conforme a prefeitura, caberá à concessionária a instalação, operação e manutenção das estações, além da emissão de relatórios do monitoramento. A empresa também deverá disponibilizar plataforma pública online para compartilhamentos dos dados levantados.
Os equipamentos também deverão medir a temperatura, pressão atmosférica, precipitação pluviométrica, umidade relativa, velocidade e direção do vento e radiação total. A previsão é de que o monitoramento da qualidade do ar comece em três meses.