Quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Haaland 99, Arne “Lost”, NLD, Recorde de Cartões e o Drama Toffee: o que rolou em mais uma rodada da Premier League

Foto: Manchester City / Divulgação

Com 23 gols em 10 partidas e uma nova liderança, a 4ª rodada da Premier League 2023/24 se encerrou. Nada mais justo que conferir um apanhado de mais um final de semana de futebol Inglês.

Os 99 de Haaland e a nova liderança

O Etihad Stadium foi o palco de um duelo com boa dose de emoção. O Brentford abriu o placar em uma cabeçada de Wissa logo aos 22 segundos de partida, após um corte equivocado de Stones com a perna direita.

As abelhas ainda perderam boas oportunidades de ampliar e o goleiro brasileiro Ederson salvou uma bola em cima da linha. Curiosamente, a última derrota do time de Pep Guardiola dentro de casa foi para o próprio Brentford no dia 12 de novembro de 2022, antes mesmo da Copa do Mundo.

Ontem foi diferente. Haaland recebeu um ótimo passe de De Bruyne e empatou em um chute de direita dentro da área aos 19 minutos. Aos 32, veio a virada. Ederson cobrou um tiro de meta longo que chegou nos pés do atacante norueguês. Haaland dominou a bola, invadiu a área e arrematou de cavadinha, vencendo o goleiro Flekken.

Depois de marcar duas vezes na partida, o atacante chegou a 99 gols com a camisa do Manchester City. O goleiro do Brentford e a trave impediram o 100º. O camisa 9 ainda é o artilheiro do campeonato com 9 gols marcados em 4 partidas. Para se ter uma ideia, 6 atletas ocupam a vice-liderança na artilharia e possuem 3 gols apenas.

Contra o Brentford, o goleiro Ederson chegou a 4 assistências na Premier League. Somente um goleiro tem mais passes para gol na história do campeonato que o arqueiro brasileiro. Trata-se de Paul Robinson, com 5 assistências. Pepe Reina e David Seaman também realizaram 4 assistências.

Arne “Lost” e Forest invicto

Simultaneamente à vitória de 2×1 do City, o Liverpool viveu frustração em Anfield. Mesmo tendo 14 finalizações, 5 chutes no alvo, uma bola na trave e 69% de posse contra 5 finalizações do adversário (3 no gol), os Reds perderam para o Nottingham Forest. O time de Arne Slot teve 0,94 gols esperados (xG) e o Nottingham Forest 0,44.

O único gol da partida (e um golaço) foi marcado por Hudson-Odoi aos 26 minutos do 2º tempo. O atacante cortou para cima da marcação e desferiu um chutaço de esquerda da meia lua. Após três vitórias em suas primeiras três partidas, o time de Arne Slot perdeu (ou no inglês lost) seu primeiro jogo na temporada. A liderança passou do Liverpool ao Manchester City.

Vale destacar que o Forest, que ficou na 17ª colocação na última edição do campeonato, faz uma temporada de destaque até o momento. A equipe Nuno Espirito de Santo, está invicto no campeonato e ocupa a 7ª posição.

Gunners mais uma vez

Em mais um North London Derby (NLD) no Tottenham Hotspur Stadium, o Arsenal derrotou o maior rival. O gol anotado pelo brasileiro Gabriel Magalhães foi seu 15º pelo clube e o décimo de cabeça.

Aliás, gols de cabeça após escanteios e faltas já é uma arma consolidada do time de Mikel Arteta, desde a chegada do técnico de bolas paradas Nicolas Jover em 2021. Descontando as cobranças de pênalti, os Gunners anotaram 22 gols através das bolas paradas na edição passada da Premier League. A equipe foi a primeira neste quesito.

Com a vitória no clássico, o Arsenal ficou na 2ª colocação no clássico, com 2 pontos a menos que o Manchester City. No próximo domingo, os Gunners vão enfrentar o time de Guardiola em Manchester. Se vencer, o time de Arteta assume a liderança.

Recorde de cartões em Bournemouth

O árbitro Anthony Taylor deu 14 cartões amarelos, na partida entre Bournemouth e Chelsea no Vitality Stadium. Trata-se do jogo com mais cartões amarelos distribuídos na história da Premier League.

Com relação ao jogo em si, o Chelsea venceu pelo placar de 1×0 com gol de Nkuku aos 40 minutos do 2º tempo. O brasileiro Evanilson ainda perdeu um pênalti para o Bournemouth na 1ª etapa, defendido por Robert Sánchez. O arqueiro dos Blues defendeu 2 dos 4 pênaltis cobrados contra ele na liga inglesa,

O drama na lanterna

Após 4 rodadas do Campeonato Inglês, o Everton e o Southampton não conquistaram um ponto sequer. A lanterna está sendo ocupada pelo time de Liverpool.

Pela 2ª rodada consecutiva, os Toffees abriram 2×0 no placar e perderam por 3×2. O carrasco da vez foi o Aston Villa, a sensação da Premier League passada, quando conquistou uma vaga para a Champions League. O Everton tem a pior defesa do campeonato com 13 gols sofridos.

Já o Southampton foi derrotado em casa pelo Manchester United por 3×0. Onana ainda defendeu um pênalti de Archer quando o jogo estava empatado. 4 minutos depois, o United marcou seu primeiro gol.

Resultados da rodada:

  • Southampton 0x3 Manchester United
  • Liverpool 0x1 Nottingham Forest
  • Manchester City 2×1 Brentford
  • Fulham 1×1 Wes Ham
  • Crystal Palace 2×2 Leicester City
  • Brighton 0x0 Ipswich Town
  • Aston Villa 3×2 Everton
  • Bournemouth 0x1 Chelsea
  • Tottenham 0x1 Arsenal
  • Wolverhampton 1×2 Newcastle

*A matéria utilizou estatísticas da plataforma Sofascore e Opta Analyst.

 

 

Lucas Rosa

Lucas Rosa

Apenas um produtor e repórter esportivo aficionado por futebol inglês, Pep Guardiola, cinema e games. Aqui, lhe trago reportagens sobre futebol internacional e algumas curiosidades do tênis, uma outra paixão. Atualmente, cursando jornalismo na PUCRS.