O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) enfrenta uma grave escassez de sangue, comprometendo a realização de procedimentos essenciais como cirurgias e transplantes. A instituição faz um apelo à comunidade para que colabore com doações de todos os tipos sanguíneos.
A demanda diária do HCPA é de 80 doadores para manter os estoques adequados, mas nas últimas semanas a média caiu para cerca de 50 doações diárias. A falta de sangue no Banco de Sangue do hospital ameaça a continuidade dos tratamentos e a saúde dos pacientes que dependem das transfusões.
“Estamos em um momento crítico. Procedimentos complexos realizados recentemente exigiram muito dos nossos estoques, deixando-nos em alerta”, afirma a administração do HCPA.
O Banco de Sangue do HCPA está localizado na Rua São Manoel, 543 – 2º andar, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. As doações podem ser agendadas pelo link (http://www.bit.ly/SangueHCPA) ou no site do hospital (http://www.hcpa.edu.br).
A participação voluntária da população é crucial para garantir a continuidade dos atendimentos no hospital.