Sábado, 7 de setembro de 2024

Itens produzidos em unidades prisionais ajudam vítimas das enchentes

Foto: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal

Em resposta aos desafios enfrentados pelas vítimas das recentes enchentes no Estado, 18 unidades prisionais estão engajadas na produção de itens essenciais para ajudar os afetados. Até o momento, foram confeccionados 216 móveis, incluindo berços, camas e armários; 287 casinhas para cachorros; e cerca de 1.500 rodos de madeira, que auxiliam na limpeza de áreas com grande concentração de lama.

Essas peças foram doadas para diversos abrigos municipais e iniciativas do governo do Estado voltadas para a população atingida. Entre os beneficiados estão a Casa Violeta, um espaço para mulheres e crianças inaugurado em maio, e os centros humanitários de acolhimento Vida, Recomeço e Esperança, que começaram a operar em julho.

A fabricação dos itens é realizada nas penitenciárias de Canoas 1, Ijuí, Caxias do Sul, Venâncio Aires, Sapucaia do Sul, Modulada de Osório e Modulada de Uruguaiana, além dos presídios de Julio de Castilhos, Sarandi, Encantado, Iraí, Canela, Cachoeira do Sul, Santiago, Três Passos e Frederico Westphalen.

Luiz Henrique Viana, secretário da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), destaca a importância do trabalho prisional para a ressocialização dos apenados. “Nosso objetivo é oferecer oportunidades de trabalho para que os apenados aprendam novos ofícios e tenham melhores chances de inserção profissional no futuro”, afirma. “O trabalho prisional é um dos pilares do tratamento penal e é realizado continuamente, não apenas em momentos de emergência como este.”