Sábado, 7 de setembro de 2024

Governo gaúcho intensifica ações contra doença de Newcastle em Anta Gorda

Foto: Julia Chagas/Ascom Seapi

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), está reforçando as medidas de vigilância e contenção após a confirmação de um foco de doença de Newcastle em um aviário comercial na região de Anta Gorda. Até terça-feira (23), o Serviço Veterinário Oficial do Estado inspecionou 520 das 858 propriedades localizadas em um raio de dez quilômetros ao redor do foco, incluindo granjas comerciais e criações de subsistência.

As barreiras sanitárias continuam em operação em quatro pontos no raio de três quilômetros (área perifocal) e em dois pontos no raio de dez quilômetros (área de vigilância). Até agora, 475 veículos foram abordados na área perifocal e 219 na área de vigilância.

Francisco Lopes, diretor-adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, destacou que a equipe está avaliando a redução gradual das barreiras com base na movimentação e no risco. “Esperamos ter visitado todas as propriedades até o final da semana, incluindo uma segunda rodada de inspeções na área perifocal”, disse Lopes.

Não foram encontradas novas suspeitas de focos da doença. As três investigações realizadas, que incluíram coletas e análises laboratoriais, retornaram resultados negativos. Uma amostra coletada em Progresso, suspeita de síndrome respiratória e nervosa das aves, foi enviada ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Campinas (SP).