O sinal de alerta do Grêmio, no Campeonato Brasileiro, já foi ligado há muito tempo, entretanto parece que ninguém de dentro do clube enxerga dessa forma. A montagem do elenco e o futebol apresentado até o momento é um sinônimo de fracasso na temporada 2024. Porém, vários alertas já foram dados e a derrota para o São Paulo foi só mais três pontos desperdiçados nessa campanha.
Os números de 24 são mais assustadores que de 21, ano que o clube foi rebaixado. A diferença daquela temporada para esta é o nome a frente da casamata: Renato Portaluppi. O treinador teima em todas coletivas em dizer que o time vai sair fácil dessa e que ele confia o grupo e principalmente no trabalho, mas estes são dois pontos a serem muito questionáveis. Em 15 partidas disputadas o tricolor gaúcho atingiu 10 derrotas no torneio.
A torcida já começou a rezar e pedir apenas os famosos 45 pontos, mas a direção aposta que nessa janela do meio do ano o time vai embalar e melhorar. É óbvio que o elenco precisa de reforços, mas apenas jovens promessas do futebol sul-americano serão o suficiente? Vejo um time perdido e que não consegue aprimorar questões básicas, como de finalização, por exemplo. Não acredito que os garotos sejam as soluções, mas sim uma tentativa de esperança por melhora.
O torcedor precisa cobrar e a direção entender a real situação do clube e não apenas acreditar que vai sair dessa a qualquer momento, pois a distância para os clubes de cima estão aumentando e a briga lá embaixo ficando mais acirrada.