Domingo, 8 de setembro de 2024

Donald Trump sofre atentado durante comício na Pensilvânia

Imagem: Reprodução/ X

Neste sábado (13), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sofreu um atentado enquanto discursava em um comício na cidade de Butler, estado da Pensilvânia. O incidente, ocorrido às 19h13 (horário de Brasília), deixou Trump ferido e resultou na morte de um homem presente no evento, além de dois feridos em estado grave. O autor dos disparos, Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi morto no local.

Trump, que estava discursando ao ar livre para seus eleitores, foi atingido de raspão na orelha direita. Após os disparos, ele foi prontamente escoltado por seguranças federais e retirado do palco. O ex-presidente foi levado para um hospital próximo, onde recebeu atendimento médico e foi liberado algumas horas depois.

A motivação do ataque ainda é desconhecida. Em entrevista coletiva, o FBI afirmou que investiga o caso como uma tentativa de assassinato contra Trump. As autoridades também informaram que, até o momento, não há evidências de novas ameaças. No local do atentado, a polícia recuperou um fuzil AR-15 semiautomático.

Após o incidente, Joe Biden conversou com Trump por telefone. Em uma coletiva de imprensa, o Serviço Secreto dos EUA confirmou a morte do atirador e garantiu que medidas de segurança adicionais foram implementadas ao redor do ex-presidente.

Trump deixou a cidade de Butler após receber alta do hospital e foi transportado para Newark, em Nova Jersey, na madrugada de domingo (14). A investigação do atentado está sendo conduzida pelo FBI, que acredita que o atirador agiu sozinho.