A Defesa Civil Municipal, em parceria com a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), emitiu um alerta preventivo para a possibilidade de temporais isolados e chuvas intensas entre a tarde desta quinta-feira (20) e a noite de sexta-feira (21). A previsão indica volumes de chuva entre 30 e 80 milímetros por dia, com rajadas de vento superiores a 70 km/h, descargas elétricas e possibilidade de granizo.
A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), composta por diversos órgãos municipais e estaduais, está monitorando as condições climáticas e os níveis do Delta do Jacuí devido ao risco de inundações e enxurradas em córregos, arroios e rios. As equipes estão prontas para prestar assistência à população se necessário.
A Defesa Civil recomenda que, em caso de necessidade, a população busque um local seguro e espere o nível da água baixar. É aconselhável evitar transitar em áreas sujeitas a alagamentos, inundações e deslizamentos. Em situações de emergência, os moradores devem procurar auxílio e abrigo temporário junto a parentes ou amigos, ou utilizar a estrutura disponibilizada pela prefeitura.